Agrião: 7 benefícios, como cultivar em casa e receitas

Compondo o grupo das folhas escuras que fazem bem para a saúde, são vários os benefícios do agrião. Natural da Europa e atualmente consumido no mundo todo, ele é um dos alimentos mais antigos da humanidade.

 

Com sabor picante, o agrião pode ser consumido como salada, adicionado a sucos, protagonizar em molhos e até virar pesto, substituindo o manjericão na receita tradicional. Ele não é um alimento tão atrativo ao paladar da maioria das pessoas, mas apresenta uma extensa lista de benefícios que fazem valer o esforço de incluí-lo na alimentação.

 

Contraindicações

 

Mulheres que estão no início da gestação devem evitar o vegetal em excesso por ter poder abortivo.

 

Benefícios do agrião:

 

Fortalece o sistema imunológico

 

A abundância de vitamina C faz com que a produção de glóbulos brancos aumente e combata os organismos invasores que podem vir a causar doenças.

 

Melhora a saúde pulmonar

 

O agrião tem propriedades expectorantes e descongestionantes, e ajuda a prevenir crises de asma, bronquite, gripes e infecções virais. É ideal para fumantes e ex-fumantes que precisam dar uma atenção especial ao pulmão.

 

Auxilia a perda de peso

 

Por possuir apenas 0,1g de gordura e 11 calorias a cada 100g de alimento, o agrião é ótimo para evitar o ganho de peso. Além disso, possui fibras e aumenta a sensação de saciedade.

 

Reduz a pressão arterial

 

Por ser rico em minerais como cálcio, magnésio e potássio, o agrião ajuda a manter equilibrada a saúde vascular e impedir a alta da pressão.

 

Auxilia a saúde dos ossos

 

Por ter muita vitamina K e cálcio, o alimento é ótimo para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose. O agrião é uma ótima opção para pessoas que não consomem leite e derivados.

 

Efeito antioxidante

 

O vegetal possui grandes quantidades de vitamina A, que ajuda a eliminar os radicais livres do corpo, que podem prejudicar as células e causar problemas graves, como o câncer.

 

Confira a tabela nutricional para 100g de agrião in natura

 

Calorias 23
Gorduras totais 0,1g
Colesterol 0g
Sódio 41mg
Carboidratos 1.3g
Proteínas 2.7g
Potássio 218mg
Cálcio 133mg
Ferro 3.1mg
Fósforo 51mg
Magnésio 18mg

 

Fonte: Ativo Saúde